Chamar a atenção de quem está do outro lado da tela tem se tornado um grande desafio de comunicação para as empresas. Até porque, com tantas mensagens, notificações e estímulos visuais, destacam-se os contatos que vão além do esperado. Um exemplo disso é o uso da mensageria RCS para disparo de mensagens mais ricas e com potencial de interação maior.
Como funciona o RCS?
O RCS é a evolução do SMS e conta com disparos mais ricos, utilizando mídias como imagens, GIFs, vídeos, botões interativos e muito mais. Diferentemente do SMS tradicional, essa comunicação é capaz de gerar mais engajamento, pois chama a atenção do usuário que é impactado por ela. Ou seja, se torna uma opção mais estratégica de atendimento e durante campanhas de marketing.

Além da compatibilidade com diferentes tipos de mídia, o RCS garante mais credibilidade para as marcas. Isso porque, semelhante a um Validador de Chamadas, é possível identificar a empresa que está realizando o disparo com logo e nome. Diante disso, além de um contato mais rico, sua marca também alcança mais profissionalismo, transmitindo confiança em cada mensagem.
RCS: O caminho para uma comunicação mais rica
De acordo com um estudo realizado pela Juniper Research, o RCS está a caminho de se tornar a maior ferramenta de mensagens corporativas do mundo. A previsão é de que até 2026 o número de assinantes da plataforma atinja impressionantes 3,8 bilhões de usuários. Tudo isso demonstra o movimento de empresas que desejam construir uma comunicação mais rica e estratégica.
No entanto, a popularidade da plataforma não se limita apenas às empresas. Isso porque, uma pesquisa realizada pela GSMA, demonstrou que 74% dos consumidores se sentem mais propensos a se comunicar com uma marca após serem impactados por uma mídia RCS. Diante disso, não tem como negar: a plataforma chegou para aprimorar o engajamento no contato com o cliente.
Benefícios do RCS para empresas e usuários impactados
Se tem uma coisa que já ficou clara por aqui, é que escolher essa modalidade de disparo de mensagens beneficia empresas e usuários. Até porque, quem não prefere receber uma comunicação mais visual e rica ao invés de apenas mensagens de texto, não é? Vejamos agora, alguns dos principais benefícios do RCS para empresas e para quem está do outro lado da tela:
Mais credibilidade
Além de um conteúdo mais rico e interativo, os disparos de mensagens chegam com mais credibilidade até clientes e leads em negociação. Isso ocorre, graças à possibilidade de identificação com nome e logo da empresa. Dessa forma, é possível transmitir mais confiança, elevando o reconhecimento e a credibilidade das marcas.
Experiência interativa
O disparo de mensagens RCS garantem uma experiência de comunicação mais interativa e que realmente chama a atenção de quem as recebe. Isso acontece, graças aos recursos da ferramenta, como vídeos, imagens, links, botões, carrosséis e muito mais. Tudo isso, é capaz de transformar aquilo que seria uma simples mensagem em uma experiência envolvente.
Suporte a rich media
Sendo a evolução do tradicional SMS que apenas permitia o envio de mensagens de texto, o RCS vai além, oferecendo um contato mais rico. Através do envio de imagens, vídeos, GIFs em alta qualidade e demais mídias, as empresas agregam mais valor a cada contato. Assim, além de chamar a atenção de quem recebe as mensagens, as empresas melhoram seu branding.
Mais engajamento
Ao migrar disparos de mensagens para o RCS, as empresas elevam as taxas de engajamento de atendimentos e campanhas de marketing digital. Isso porque, os usuários tendem a responder mais às mensagens atrativas de RCS quando comparadas ao SMS. Segundo um relatório da Dotgo, as mídias garantem 82% mais taxas de leitura do que o tradicional SMS.

Análises detalhadas
Ao investir numa plataforma de disparo de mensagens RCS, as empresas contam com dados detalhados para mais controle de operação. Isso porque, com essa ferramenta, é possível visualizar relatórios com dados sobre a entrega, abertura e leitura das mensagens. Tudo isso, ajuda a medir e otimizar campanhas, além de proporcionar insights valiosos aos times de marketing.
Conheça o RCS Baldussi: uma experiência envolvente
Transforme a comunicação da sua empresa em uma experiência mais impactante, envolvente e com maior potencial de interação. Com nossa plataforma de disparo de mensagens RCS, sua empresa alcança mais interações com mídias ricas. Tudo isso, diretamente no aplicativo padrão de mensagens dos clientes, sem a necessidade de mudanças para que sejam impactados.
Saiba como aplicar o RCS no seu segmento:
Varejo: Envie lembretes de carrinhos abandonados com botões que levam o cliente direto para a tela de finalizar a compra, aumentando a taxa de conversão do seu time.
Logística: Mantenha seus clientes informados com mensagens sobre o status do pedido e previsão de entrega, tudo atualizado em tempo real.
Saúde: Automatize o envio de mensagens para agendamento, confirmação ou lembrete de consultas, oferecendo praticidade e reduzindo faltas.
Financeiro: Dispare lembretes de cobranças com botões para baixar boletos ou realizar o pagamento online, facilitando a regularização e melhorando o fluxo de caixa da empresa.
Telecomunicações: Avise clientes sobre o vencimento de faturas, planos promocionais ou atualizações sobre os serviços com botões para acessar e aproveitar ofertas.
Outros serviços: Dispare mensagens interativas, pesquisas de satisfação, orçamentos, agendamento de serviços e mais, proporcionando mais experiência aos clientes e leads.
Ao contratar, sua empresa tem acesso a:
Criação de campanhas: O RCS é a plataforma certa para empresas que desejam planejar e executar campanhas com mais facilidade.
Identificação de marca: Registre e verifique remetentes para garantir uma comunicação mais segura, autenticada e evitar fraudes.
Personalização de contato: Incorpore elementos de marca habilitados para RCS, mantendo suas mensagens alinhadas à identidade visual da marca.
Conteúdo bidirecional rico: Troque as tradicionais mensagens de texto para interações mais ricas com imagens, GIFs, arquivos de áudio, vídeo, botões interativos e muito mais.
Tudo em uma única mensagem: Combine até 10 cards em uma única mensagem, permitindo uma interação mais rica com suas mensagens.
Eleve a comunicação da sua empresa
Se a sua empresa ainda não utiliza o RCS como parte da estratégia de comunicação e marketing, esse é o momento ideal para começar. Com ele, você não apenas aumenta as taxas de leitura e engajamento, mas também fortalece sua marca, melhora a experiência do cliente e acompanha as tendências de mensageria mais relevantes do mercado.
A Baldussi oferece tudo o que você precisa para disparar campanhas mais ricas, profissionais e personalizadas. Com suporte técnico, dados de performance em tempo real e integração simples, você garante resultados superiores em cada interação com o cliente.
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