Você sabia que conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual? A famosa frase de Philip Kotler, referência no mundo do marketing, além de chocante, chama nossa atenção para um assunto importante: o pós-venda.
Agora, mais do que assistência técnica, é preciso pensar em ações focadas na criação de um relacionamento. A ideia central é criar encantamento e não só manter o cliente na base, como torná-lo mais ativo. Embora possa parecer uma ação complexa, conhecendo algumas ações e tendo uma equipe engajada, sua empresa consegue!
Para te ajudar ao longo desse caminho, separamos no conteúdo de hoje, algumas dicas focadas no sucesso da sua empresa! Fique por aqui, confira cada uma delas, entenda a importância do pós-venda e saiba como aplicá-lo. Ao final do conteúdo, temos um convite para te fazer. Mas, vamos pelo início:
Como funciona o pós-venda?
O pós-venda se categoriza como um conjunto de ações que focam na experiência do cliente após adquirir um produto ou serviço. A ideia aqui, é promover um relacionamento entre o cliente e empresa, visando a fidelização do consumidor. Até porque, como muitos sabem e já comentamos por aqui, fidelizar clientes impacta diretamente a lucratividade.
De acordo com a Harvard Business Review, 65% da receita de boa parte das empresas é resultado de negócios repetidos com clientes já fidelizados. Com isso, fica claro que a atuação das equipes não termina com a assinatura do contrato. Na verdade, após essa etapa, existem muitas outras que podem ser desenvolvidas com foco em fidelização.
Para isso, é preciso atuar com foco em alguns objetivos, como a melhora na experiência, aumento no nível e confiança do cliente, e a construção de um relacionamento. Tudo isso, tende a impactar positivamente a empresa, criando um relacionamento duradouro com os consumidores e garantindo não só a satisfação, como sua fidelização.
O pós-venda como destaque empresarial
Além de fidelizar consumidores, o pós-venda tem como objetivo garantir destaque às empresas. Investir nessas ações pode colocar sua marca à frente da concorrência, fazendo com que construa uma base de clientes fiéis. Tudo isso, além de beneficiar a imagem do seu negócio, pode garantir lucros mais significativos e estratégicos.
Aqui, citamos mais uma vez como clientes atuais são mais rentáveis do que a busca por novos consumidores. Mas, para além dos lucros e imagem corporativa, quais são os benefícios que um pós-venda pode garantir à sua empresa? Confira no tópico abaixo, as vantagens de um processo estratégico e bem estruturado:
Benefícios do pós-venda
Se tem uma coisa que não falta quando o assunto é pós-venda bem estruturado e realizado, são benefícios. Como citamos acima, podemos dizer que as principais vantagens são o uso estratégico de recursos financeiros e a imagem corporativa. No entanto, existem muitos outros benefícios.
Confira alguns deles abaixo:
Novos negócios
Ações de pós-venda são excelentes maneiras de gerar novos negócios utilizando a mesma base de clientes. Por exemplo: empresas que atuam com mais de um serviço ou produto, podem oferecer e apresentar essas soluções para sua base. Como, em grande parte, são negócios complementares, o relacionamento é a chave do sucesso!
Marketing
Quando bem explorado, o relacionamento construído com os clientes após o fechamento de contratos é uma ferramenta poderosa. Vemos muito isso com produtos para clientes finais, por exemplo. Isso ocorre, principalmente na atualidade, onde redes sociais como o TikTok facilitam a divulgação de produtos e serviços de qualidade.
Crescimento
Não tem como negar que tudo isso só tem a impactar positivamente o crescimento da empresa. Com uma boa divulgação, novos negócios, cada vez mais rentáveis e uma boa imagem corporativa, o sucesso é certo. E como a telefonia pode auxiliar sua empresa a garantir um pós-venda de qualidade para seus clientes? Vejamos:
Para garantir que sua empresa consiga construir um relacionamento duradouro e de valor com seus clientes, é preciso contar com a tecnologia. Até porque, sabemos bem como é difícil dar conta de tantas demandas rotineiras. Pensando nisso, atuamos com foco total no desenvolvimento de tecnologias completas. Vejamos uma delas:
O papel da telefonia no pós-venda: saiba como fidelizar!
O pós-venda nada mais é do que o acompanhamento do seu cliente e de suas necessidades. Digamos que sua empresa trabalha com a comercialização de um produto multifuncional. É comum que nem todos os clientes aprendam a utilizar esse produto em sua totalidade já nos primeiros meses após a compra.
É nesse momento, que um pós-venda de qualidade se torna necessário enquanto suporte ao cliente para além de problemas técnicos. Pensar em ações que auxiliem esse consumidor a aproveitar o máximo do produto só tem a beneficiar a empresa. Além disso, é preciso estar presente durante todo o processo, com suporte técnico e humano!
Mas, para que tudo isso realmente funcione e garanta mais crescimento e credibilidade para sua empresa, é preciso contar com uma boa telefonia. E aqui na Baldussi Telecom, atuamos com o PABX Virtual, uma tecnologia completa que conecta sua empresa. Com nossa solução, seu time tem tudo o que precisa para um pós-venda de sucesso!
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