Minha ideia com este post é explorar o potencial de um recurso chamado Fluxo de Chamadas. Embora essa funcionalidade esteja presente em nossa solução de PABX e Discador, é pouco explorada pelos clientes. Este recurso possibilita integrações e automações, tudo isso podendo ser configurado de forma visual (low-code).
O recurso de Fluxo de Chamadas permite, por exemplo, que você acione o Telegram através de suas APIs. Assim, passa a ser notificado sobre todas as chamadas que chegam em seu PABX. Além disso, você pode conferir dados das chamadas atendidas, como ramal de destino, informações sobre chamadas finalizadas e tempo em linha.
E como funciona o Fluxo de Chamadas?
O Fluxo de Chamadas é um recurso no qual você pode direcionar chamadas recebidas e, através de uma configuração visual, determinar por onde a chamada vai passar:
No fluxo, existem diversas opções de manipulação: como recursos de URA, TTS, FILAS DE ATENDIMENTO, WEB HOOK (POST/GET), MANIPULAÇÃO DE VARIÁVEIS, ESTRUTURAS BÁSICAS PARA TOMADA DE DECISÃO e mais. Com esses recursos, é possível, por exemplo, anunciar chamadas recebidas no PABX através do Telegram.
Trago esse exemplo por ser de fácil implementação, não exigindo praticamente nenhum insumo, apenas ter o PABX e uma conta no Telegram para poder desfrutar de um monitoramento ativo de todas as ligações.
Abaixo, vou descrever um modelo de fluxo para esse tipo de integração com o Telegram que pode ser utilizado por qualquer um de nossos clientes de PABX. Com poucos passos, você mesmo conseguirá ativar esse template em seu PABX. Confira no próximo tópico, como criar um Fluxo de Chamadas eficiente para sua operação!
Como criar um Fluxo de Chamadas?
Etapas:
1 – Criar e configurar Bot no Telegram
2 – Criar grupo no Telegram e adicionar o Bot criado
3 – Acessar o PABX e ativar o envio de notificação no Fluxo de Chamadas
1. Procure por @botfather no Telegram
2. Comece uma conversa com o BotFather clicando no botão Iniciar ou START na versão em inglês
3. Digite /Start e siga as instruções para configurar um novo bot conforme imagem
/start
/newbot
/Token
1. TesteBaldussi_bot
Agora salve as credenciais fornecidas de ID Token
4. Adicione o Bot criado ao grupo desejado para receber as notificações enviadas e digite /start
5. Acesse o PABX em Integrações > Integrações por Fluxo de Chamadas, e adicione o template de envio de notificações em importar (O template está em anexo para download)
6. Edite o fluxo e altere o bloco “Token Bot Telegram” pelo token que foi fornecido pelo bot anteriormente
7. Agora vamos conseguir o ID do grupo e alterá-lo em nosso fluxo
Acesse o endereço https://api.telegram.org/bot{TOKEN}/getUpd
Acesse o endereço https://api.telegram.org/bot{TOKEN}/getUpdates e substitua o {TOKEN} pelo seu token, após acessar a URL basta digitar /start no grupo de chamadas perdidas, será fornecido o ID do grupo, exemplo: -0565465456
Exemplo: [https://api.telegram.org/botRHEHPERKERLHLMLPMPELRHERHERcns/getUpdates]
(https://api.telegram.org/botRHEHPERKERLHLMLPMPELRHERHERcns/getUpdates
8. Pronto, seu Fluxo de Chamadas já está configurado e já irá receber a notificação de todas as chamadas perdidas.
Esse é apenas um exemplo de aplicação desse recurso, mas com ele é possível construir integrações complexas com CRMs, sistemas de atendimento, e quaisquer sistemas que precisem trocar informações com o PABX em tempo real. Quer saber mais sobre o PABX Virtual? Nos ligue através do (41) 3300-0048 e fale com nossa especialista!
Leia também: Diga adeus às oportunidades perdidas! Com o PABX Virtual você não perde ligações importantes.