A comunicação é parte fundamental nas empresas e tem como objetivo conectar e criar conexões de valor. Seja no ambiente interno, ou nas conexões externas, as ligações telefônicas são protagonistas. Até porque, muito antes de existir todos os meios de comunicação com os quais estamos acostumados, o telefone já ultrapassava fronteiras.
Só para você ter uma ideia, a invenção da telefonia aconteceu lá em 1876, quando a primeira chamada foi realizada. Na época, o processo foi chamado de transmissão elétrica e possibilitou a entrega da primeira mensagem telefônica. Já a internet, apesar de criada nos anos 60, foi só no início dos anos 80 que a rede se popularizou.
Ou seja, desde os anos de 1880 a telefonia já fazia parte da vida de algumas pessoas, sendo utilizada principalmente por classes sociais mais privilegiadas. Com o avanço da tecnologia, o que antes era artigo de luxo, hoje se tornou ferramenta de uso comum. Em outras palavras, as ligações telefônicas se transformaram em conexão rápida e eficaz.
Atualmente, a telefonia é universal e acessível de uma forma que se conectar é uma das mais simples tarefas. De acordo com a Strategy Analytics, metade da população mundial possui pelo menos um aparelho celular. Agora, imagine a quantidade de ligações realizadas atualmente não só por essas pessoas, como nas empresas.
É exatamente sobre isso que nós, da Baldussi Telecom, iremos falar hoje. Fique aqui e descubra qual a importância da telefonia nas empresas.
A telefonia nas empresas: Uma ferramenta necessária
Não tem como negar: a telefonia é uma ferramenta de grande importância nas empresas de todo o mundo. De forma rápida e eficiente, a tecnologia garante a troca de informações em tempo real. Além disso, permite a conexão não só entre profissionais de uma mesma empresa, como também clientes e parceiros independente da localização.
Com funcionalidades que muitas vezes vão além das ligações telefônicas com as quais já estamos familiarizados, a telefonia ainda inova. Isso porque, dependendo do sistema utilizado em sua empresa, é possível ir além do convencional. Um exemplo, é a telefonia em nuvem que permite uma atuação mais ampla, usando de funcionalidades como:
Sala de conferência que permite a troca de informações por mais de duas pessoas que estejam conectadas ao espaço virtual.
URA personalizada para que sua empresa atue com mais identidade própria e tenha estratégias assertivas de atendimento;
Integração entre diferentes plataformas para que sua empresa consiga mensurar dados e visualizar métricas a fim de aprimorar processos;
Gravação de chamadas que podem ser utilizadas tanto para garantir a segurança das partes, como a melhoria em técnicas de atendimento;
Visualização de relatórios e dados gerados por um Dashboard próprio que faz parte da tecnologia do PABX Virtual.
E muito mais.
Já deu para perceber que desde sua criação, as ligações telefônicas são parte fundamental do mundo corporativo. Até porque, grande parte das empresas que mantêm a atual economia atuam com foco em vendas. Ou seja, é preciso ter um processo interno de atendimento e troca de informações com clientes e parceiros.
Porém, para além do convencional, as empresas precisam ser inovadoras e investir em soluções mais modernas e efetivas. Portanto, buscar criar processos automatizados que melhorem a eficiência e satisfação do cliente deve ser prioridade. Nesse caminho, sua empresa precisa contar com quem entende do assunto. Mas, vejamos alguns dados:
Ligações telefônicas: a importância da proteção de dados (LGPD)
Nos últimos anos, muito vem se falando sobre a importância da proteção de dados coletados pelas empresas. Com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) em 2018, o debate ganhou forma e liderou os principais canais de notícias. Mas, como as ligações telefônicas se relacionam com a proteção de dados?
Durante 2021, operadoras de telefonia foram as que mais sofreram com ataques cibernéticos que visavam o roubo de informações confidenciais. Após ocorrências como essa até dados de contas bancárias foram vendidos na Dark Web. Com isso, o prejuízo foi grande e não somente para os clientes que foram vítimas de golpes.
De acordo com a LGPD, empresas que não investem em proteção de dados e tiverem suas contas hackeadas podem ser multadas em até cinquenta milhões de reais. Isso porque, o valor pode ser calculado visando até 2% do faturamento da marca. Ou seja, quanto maior o faturamento, mais alto o valor a ser pago por negligência.
Apesar de muito atacadas, as ligações telefônicas já começam a ganhar maiores ajustes no que diz respeito à essa segurança. A telefonia em nuvem, por exemplo, utiliza de uma plataforma altamente segura para evitar essa invasão. Confira abaixo, de que maneira a Google Cloud Platform consegue assegurar essa proteção de dados:
Telefonia em nuvem está protegida pela Google Cloud Platform?
Como a telefonia é uma das ferramentas mais importantes no setor empresarial, proteger essa solução se tornou necessidade. Até porque, como citamos acima, os ataques à dados pessoais estão se tornando cada vez mais recorrentes. Ou seja, para manter sua empresa e clientes seguros, é preciso ser mais estratégico.
Pensando nisso, muitas instituições passaram a investir pesado na transformação de suas ligações telefônicas. Aqui na Baldussi Telecom, temos o PABX Virtual, uma telefonia que funciona via internet e salva dados na Google Cloud Platform. Mas, como podemos te garantir que essa tecnologia de telefonia em nuvem é realmente segura?
Existem inúmeras maneiras pelas quais a Google Cloud Platform assegura a proteção de dados nas empresas. Para isso, a solução usa recursos, tecnologias e ferramentas internas que possibilitam essa segurança. Confira abaixo, quais recursos são esses e saiba qual mudança é necessária para manter a segurança de sua telefonia:
Telefonia em Google Cloud Platform mantém empresas seguras
A telefonia em nuvem chegou para ampliar a segurança e otimizar os processos internos nas empresas. Além de algumas de suas funcionalidades como as que citamos acima, a segurança é destaque da solução. Isso porque, tendo salvamento de dados na Google Cloud Platform, essa solução protege as ligações telefônicas com recursos como:
Criptografia, que mantém a segurança dos dados online por meio de assinaturas digitais. Assim, tanto dados em repouso, como em trânsito e dados pessoais ficam longe de acessos indevidos e não autorizados;
Políticas de acesso que impossibilitam que usuários sem permissão consigam manipular dados privados. Ou seja, somente pessoas autorizadas podem acessar, visualizar, exportar e manipular dados pessoais de clientes e parceiros;
Por se tratar de uma tecnologia em nuvem, a Google Cloud Platform conta com recursos como firewall e detecção de ameaças. Além disso, a plataforma conta com auditorias constantes que visam localizar problemas para evitar ataques cibernéticos;
Compliance compatível com as mais utilizadas e consultadas regulamentações de privacidade. Isso inclui o GDPR e o HIPAA, ou seja, investindo nessa solução sua empresa alcança maior legalidade de funcionamento.
Certificações como o ISO 27001, SOC 2 e PCI DSS que garantem a segurança de dados e ainda melhoram a imagem corporativa de sua empresa. Com isso, os clientes se sentem mais seguros para investir em seus serviços e realizar ligações telefônicas sem preocupações.
Transforme as ligações telefônicas de sua empresa: Conheça a telefonia em nuvem
Se assim como nós sua empresa também prioriza um bom sistema de telefonia, então nós temos muito o que conversar. Isso porque, aqui na Baldussi Telecom somos especializados em telefonia em nuvem. Ou seja, atuamos com um sistema que opera através da conexão via internet a fim de garantir maior qualidade.
Investindo em nossa telefonia, as ligações telefônicas de sua empresa operam com maior qualidade de voz. Sem contar com a segurança na qual falamos acima e, ainda, na praticidade. Até porque se tem uma coisa que a telefonia em nuvem faz, é facilitar a vida de quem trabalha utilizando esse sistema.
Além da flexibilidade de poder trabalhar onde e quando quiser, essa telefonia ainda proporciona mobilidade e redução de custos. Outros pontos positivos ainda incluem a inclusão ou exclusão de funcionalidades com base em suas necessidades. Tudo isso, podendo acompanhar as ligações telefônicas de sua empresa num dashboard.
Quer saber mais sobre essa solução e seus benefícios?