Ainda não conhece a mensagem RCS? Vem com a gente:
Não tem como negar que sistemas ágeis e eficientes se destacam no mercado. E os números comprovam: segundo a GSMA (2023), mensagens RCS têm taxa de abertura de 90% (vs. 20% do SMS), garantindo que suas cobranças sejam de fato vistas pelos clientes.
Com os avanços da tecnologia, essas soluções são projetadas para garantir uma experiência diferenciada. Até porque, é justamente essa experiência que se torna um diferencial competitivo para as empresas que as adotam.
Imagine seu cliente recebendo mensagens mensais com lembretes de faturas em aberto, podendo realizar o download dos boletos, solicitar novas negociações, novas datas de vencimento e ainda adicionar a data de pagamento diretamente no calendário. Além de melhorar a experiência do consumidor, essa prática simplifica a rotina do setor financeiro com mais produtividade.
Isso porque, com os disparos automatizados, os colaboradores podem dedicar mais tempo a demandas estratégicas. Tudo isso é possível com um sistema de mensagens RCS inteligente e intuitivo, desenvolvido para automatizar cobranças de forma eficiente.
No conteúdo de hoje, entenda porque a mensagem RCS pode ser uma ferramenta poderosa para o setor financeiro da sua equipe:
O que é a mensagem RCS?
A mensagem RCS é a evolução do SMS tradicional, indo além dos simples textos e oferecendo uma experiência de comunicação completa. Diferentemente do SMS, o RCS permite o envio de arquivos de mídia, como imagens e vídeos, além de incluir botões interativos, lembretes e a confirmação de entrega e de leitura.
Tudo isso no aplicativo de mensagens nativo do celular do cliente, ou seja, seu consumidor é impactado sem precisar instalar nenhum app adicional. Ao adotar essa solução, as empresas ganham acesso a funcionalidades modernas que, além de melhorar a comunicação, reduzem a carga operacional do setor financeiro.
Confira agora, os principais motivos para considerar a mensagem RCS e investir nessa inovação.
Por que investir na mensagem RCS?
Com a capacidade de enviar imagens, vídeos, botões e outras mídias interativas, o RCS abre um leque de oportunidades para as empresas. No setor financeiro, a ferramenta pode ser usada para disparar lembretes de faturas, permitindo que os clientes acompanhem seus boletos e marquem datas de pagamento no calendário, evitando atrasos e esquecimentos.
Dados do Mobile Ecosystem Forum (2023) revelam que 85% dos consumidores preferem receber cobranças via mensagens interativas (como RCS) em vez de SMS ou e-mail. Além disso, empresas que usam lembretes de pagamento por RCS reduzem atrasos em até 40%, segundo a Juniper Research.
Confira os principais benefícios do RCS:
✅ Maior engajamento
Com a mensagem RCS, sua empresa alcança taxas de abertura 4,5x maiores que o SMS (GSMA, 2023) e um CTR 5x superior em botões interativos. Transforme comunicações monótonas em experiências que geram ação imediata.
✅ Confirmações em tempo real
Saiba exatamente quando suas mensagens foram entregues e lidas pelos clientes. Essa funcionalidade é muito importante para cobranças, garantindo que os lembretes de pagamento cheguem ao destinatário.
✅ Automação inteligente
Reduza a quantidade de atendimentos manuais automatizando o envio de faturas e lembretes pela plataforma. Essa simples automação é capaz de garantir mais economia para a sua empresa, já que a capacidade produtiva do time é direcionada para demandas mais complexas.
✅ Segurança reforçada
Mantenha sua comunicação protegida contra fraudes e golpes, garantindo mais credibilidade e confiança em cada interação com o cliente. Isso é possível graças à confirmação de remetente, responsável por reduzir o disparo de mensagens falsas.
Com a mensagem RCS, sua empresa transforma a maneira como se comunica com os clientes, tornando o envio de cobranças mais eficiente, moderno e seguro. Agora, vejamos quais são as diferenças entre o RCS e o SMS.
Qual é a diferença entre a mensagem RCS e o SMS?
Como sabemos, o SMS é o canal padrão para o envio e recebimento de mensagens, sendo utilizado em todo mundo. Por se tratar de um canal padrão, é possível utilizar a ferramenta para impactar clientes sem a necessidade de uma conexão Wi-Fi. Além disso, o SMS também opera como uma segunda opção de envio, quando o contato de outros canais não é entregue.
Embora o SMS seja a opção convencional de envio de mensagens, essa ferramenta não conta com os recursos da mensagem RCS. Com o SMS as interações dos usuários com as mensagens ocorre de forma limitada. Enquanto isso, os disparos feitos através de uma ferramenta de RCS permitem uma série de trocas entre quem dispara os conteúdos e quem recebe.
Principais diferenças entre o RCS e o SMS:
Quando falamos em disparo de mensagens, podemos citar três principais diferenças entre o RCS e o SMS, sendo elas:
Tamanho
O SMS permite o envio de mensagens de até 160 caracteres, enquanto a mensagem RCS pode ser enviada sem um limite definido. Embora essa diferença possa parecer pequena, quando falamos em grandes operações de atendimento, atuar sem limites de caracteres faz toda a diferença.
Conteúdo
As mensagens disparadas através do SMS permitem apenas o envio de conteúdo em texto e URLs (links). Já o RCS suporta formatos mais ricos, como mídias, imagens, vídeos, áudios, GIFs e, até mesmo, botões interativos. Imagina a sua comunicação com essa riqueza de opções.
Conectividade
Enquanto as mensagens de SMS são disparadas através da rede celular, o RCS requer conectividade de dados. Assim, é possível disparar interações mais ricas, como as mídias citadas acima (imagens, vídeos, botões e mais).
Apesar das diferenças entre o SMS e o RCS, ambas as soluções permitem uma comunicação mais íntima com clientes e prospects. No entanto, ao utilizar uma solução de mensagem RCS, seu time consegue chamar a atenção de quem recebe o contato da sua empresa.
Baldussi RCS: A solução de cobranças para sua empresa
A solução de disparo de mensagem RCS da Baldussi permite o envio de cobranças e lembretes de faturas através de mensagens ricas em mídias. Com botões, imagens, confirmação de entrega e de leitura, o Baldussi RCS se torna a opção certa para suas operações financeiras. Quer saber mais sobre essa ferramenta?
Envie uma mensagem para (41) 3300-0048 ou ligue no 0800 591 2386.