fbpx
Você está visualizando atualmente <strong>Tudo o que você precisa saber sobre a Anatel</strong>

Tudo o que você precisa saber sobre a Anatel

Provavelmente você já ouviu falar na Anatel, esse nome famoso está sempre presente quando o assunto é telefonia e internet. Porém, apesar de muito citado, poucas pessoas realmente sabem o que essa agência faz. Por conta disso, hoje vamos te apresentar esse serviço e como ele auxilia na qualidade de serviços de telefonia e internet. Bora lá?

Durante algumas décadas, a telefonia era uma atividade exclusiva de empresas estatais do Brasil. Porém, em 1990, com algumas mudanças na economia do país surgiu a necessidade de modernizar a telefonia. Em outras palavras, melhorar o acesso da população aos serviços de telecom. 

Com essa necessidade, a Lei Geral de Telecomunicações foi promulgada e resultou na criação da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Sendo a primeira agência reguladora do Brasil, a empresa causou mudanças. Embora essas agências atuem ligadas às empresas privadas, elas são reguladas pelo Governo Federal.

Ou seja, é com base nessa troca que são estabelecidas regras de funcionamento, diretrizes e obrigações empresariais. Tudo isso, com foco em manter a segurança, qualidade e direitos dos consumidores. Confira no conteúdo abaixo, conheça os “bastidores” dos serviços de telefonia e como eles garantem qualidade:

Como funciona a Anatel?

homem usando serviços de telefonia homologados pela anatel

A Anatel é uma agência com autonomia administrativa, financeira e que opera sem subordinação a ministérios ou governos. Dessa forma, podemos dizer que a “empresa” atua com base em “parcerias”. Isso porque, para garantir um correto funcionamento e regulamentação dos serviços de telecom, existe um conselho responsável pela agência.

Nele, cinco membros indicados pelo Poder Executivo e aprovados pelo Senado mantêm o correto funcionamento de suas atividades. Basicamente, o funcionamento desse serviço tem como foco garantir que padrões de qualidade e segurança sejam cumpridos. Além disso, a agência resolve conflitos e protege usuários seguindo legislações vigentes.

Alguns dos serviços que estão sendo controlados pela Anatel são: telefonia fixa, serviços de tv, rádios, satélites, telecomunicações e outros. Com base em um serviço de alta qualidade, a agência auxilia no atendimento ao cliente e garantia de legalidade. Tudo isso, com o objetivo de manter e melhorar a experiência do consumidor e empresas.

Homologado pela Anatel: O que isso significa?

telefonia em nuvem pabx

Quando um produto surge, antes de ser enviado a centros de comercialização, alguns testes de qualidade e segurança são realizados. Nesse processo, as certificações são proporcionadas com foco em ”autorizar” e demonstrar sua qualidade. Sendo assim, ao serem testados, os produtos devem atender a requisitos ligados à integridade.

Ou seja, são feitos testes da Anatel que certifiquem-se de que a solução mantém a saúde, segurança e assistência ao consumidor. Além disso, a qualidade deve ser comprovada para que siga os critérios de venda. Tudo isso, com o objetivo de assegurar a correta e legalizada troca entre consumidor e prestadora de serviços. Mas, e os testes?

Testes da Anatel: O que eles avaliam?

Durante os testes, são avaliados pontos de integridade do produto que visem a experiência do consumidor somada à legalidade perante a lei. Por isso, durante essa certificação, é analisada questões como:

  • Integridade elétrica;
  • Nível de campos eletromagnéticos;
  • Vazamento de materiais tóxicos;
  • Chances de explosões;
  • Interferência em redes de comunicação.

Após passar nos testes, os produtos recebem um selo completo com o número da homologação concedida pela Anatel. Geralmente, o selo é facilmente reconhecido, mesmo podendo sofrer alterações de tamanho. Mas, e a Baldussi Telecom? É certificada? Sim! Nossa telefonia funciona em total conformidade com a lei! 

Telefonia em Nuvem é com a gente!


Quer saber mais sobre nossas soluções de telefonia em nuvem e solicitar uma demonstração gratuita da nossa plataforma? Preencha o formulário abaixo que logo um dos nossos especialistas irá entrar em contato com você! Para conferir outros conteúdos, fique por aqui em nosso blog e confira conteúdos completos e informativos!


Leia também: Melhores softwares de gestão empresarial