fbpx
Você está visualizando atualmente <strong>Como funciona a portabilidade de número fixo?</strong>

Como funciona a portabilidade de número fixo?

Em vez de conseguir um número novo, seu negócio pode optar pelo que chamamos de portabilidade de número fixo. Muitas pessoas já conhecem esse serviço para telefones móveis e que também pode ser aproveitado nos fixos, trazendo vários benefícios para um negócio, como maior economia, facilidade e conveniência.

Apesar de ser um procedimento simples e muito vantajoso para sua telefonia, ele ainda desperta muitas dúvidas. Portanto, trouxemos este conteúdo que explica seu conceito, como ele é feito na prática, suas principais vantagens, limitações e mais!

Saiba mais sobre portabilidade de número fixo

Para explicar melhor, a portabilidade de número fixo é um processo em que você pode trocar aspectos do seu número de telefone. Isso pode consistir em alterar o número de telefone (código de acesso) ou a operadora, por exemplo.

Além do mais, esse é um serviço que está em vigor desde 2009 para celular, mas também está disponível para telefones fixos. Sendo assim, ao fazê-lo, você pode contratar um plano mais vantajoso, trocar o endereço do seu estabelecimento, trocar os serviços oferecidos entre outras utilidades.

Como fazer a portabilidade de número fixo na prática?

Realizar a portabilidade de número fixo é um processo considerado bastante simples. Primeiro você deve escolher uma nova operadora cujo plano se adapte às suas necessidades. Após isso, basta que você entre em contato com essa operadora. Nesse momento, a empresa requisitará alguns dos seus dados, como:

– As informações de documentos. Por exemplo, ela pode pedir o CNPJ para pessoas jurídicas ou RG e CPF para pessoas físicas;

– O nome do titular do número;

– Número do seu telefone atual;

– Informações sobre sua operadora atual.

Com essas informações em mãos, basta aguardar que o processo conclua e que a nova linha seja disponibilizada a você. A Anatel impõe o período máximo de 3 dias úteis até que a portabilidade seja feita. Diante disso, é importante que você anote o protocolo de atendimento caso precise solicitar informações sobre o procedimento.

Mulher trabalhando em casa pois utiliza as soluções móveis de telefonia em nuvem da Baldussi Telecom!

Além disso, se quiser desistir da portabilidade de número fixo, você pode cancelar o procedimento em até 2 dias úteis depois da data do pedido, sem nenhum ônus. Contudo, isso deve ser realizado perante a operadora receptora, que é aquela que você pretendia migrar seu número. Caso esse pedido seja feito depois de passarem 2 dias úteis, não será possível prosseguir com o cancelamento e a portabilidade será feita.

Entretanto, não existe limite para a quantidade de portabilidades que podem ser feitas. Isso significa que você pode fazer esse processo quantas vezes desejar.

Quais são os tipos de portabilidade de telefonia fixa?

De forma geral, há três categorias de portabilidades numéricas que podem ser contratadas no Brasil. Veja quais são elas e uma breve explicação:

– Operadora: seu negócio pode mudar a operadora e continuar com seu número telefônico, mas sem alterar o endereço;

– Localização: aqui o número de telefone e a operadora se mantêm, apenas o endereço muda;

– Serviço: tanto o número como a operadora são os mesmos, mas você muda o serviço contratado. Por exemplo, um plano pré-pago é alterado para pós-pago.

Quais são as vantagens de realizar essa portabilidade?

A portabilidade de número fixo traz um grande número de benefícios quando comparado à aquisição de um número novo. Confira a lista dos principais a seguir;

– Facilidade: o processo de portabilidade é simples e rápido. Você também não precisará avisar seus contatos sobre a mudança do número;

– Vantagens de planos: você consegue aproveitar dos planos de qualquer operador sem precisar alterar seu número;

 Melhor custo-benefício: você evita custos com troca de cartões de visitas ou outras peças de divulgação;

– Manutenção dos contatos: não há riscos de perdas de contatos, todos seus parceiros e clientes continuarão tendo contato com você pelo mesmo número.

Operadoras podem negar fazer essa portabilidade?

Há casos específicos em que a operadora receptora pode negar o seu pedido de portabilidade de número fixo. Nesse caso, você manterá o número, ou:

– A portabilidade será feita para outra área de registro. Apenas é possível manter o número para lugares que tenham o mesmo DDD;

– Quando os dados requisitados inicialmente estão incompletos ou foram fornecidos incorretamente;

– O cliente já abriu um pedido de portabilidade para esse número;

– Se o número de telefone não existir, pertencer a outra pessoa, for de uma linha temporária ou de uso público.

Equipe utilizando a telefonia em nuvem para fazer portabilidade de número fixo.

Saiba que, caso você tenha débitos com sua operadora antiga, a nova companhia pode recebê-lo normalmente. Entretanto, é possível que o pedido da nova linha seja recusado caso o proprietário do número esteja cadastrado em serviços de proteção ao crédito, como SERASA e SPC.

Quais são as limitações da portabilidade?

Apesar da praticidade e várias vantagens entregues pela portabilidade de número fixo, ainda há algumas limitações que você precisa conhecer. Veja quais são elas a seguir.

Portabilidade de telefone fixo para celular

Como sabemos, não existe a possibilidade de migrar o número de um celular para telefonia fixa e vice-versa. Até porque, qualquer portabilidade apenas ocorre entre dois números do mesmo tipo. Ou seja, somente de telefones fixos para outro fixo ou de um móvel para outro. Porém, aqui na Baldussi Telecom temos o Softphone para facilitar a vida de quem precisa de um fixo móvel.

Portabilidade número em caso de mudança de estado

Também não é permitido fazer a mudança para outro estado. Isso porque, uma portabilidade numérica acontece apenas quando a migração é feita dentro de uma mesma área de registro (DDD). Se você pretende operar em outro estado, é preciso contratar um novo número de telefone fixo.

Como a Softphone pode me ajudar na questão da portabilidade?

Além da portabilidade, você pode maximizar a gestão da sua telefonia com Softphone. Essa é uma solução que simplifica e agiliza a comunicação com seus clientes, permitindo que seus usuários atuem de forma remota. Dessa forma, eles poderão utilizar o serviço no estabelecimento da empresa, em suas casas, ou em qualquer lugar.

Esse é um serviço com diferentes benefícios, permitindo que faça portabilidade com ainda mais facilidade, grave chamadas, transfira chamadas, traz uma dashboard completa e mais.

Mulher fazendo portabilidade de número fixo.

O Softphone é oferecido pela Baldussi Telecom, que atua há mais de 15 anos no mercado, demonstrando sua capacidade de atender seus parceiros e garantir qualidade do serviço prestado. Com nossa ajuda, você maximizará os benefícios da portabilidade de número fixo. Sendo assim, que tal conhecer melhor as funcionalidades da nossa solução? Acesse já nossa página da Softphone!