O atendimento ao cliente é uma ação extremamente importante para o andamento e sucesso das ações empresariais. Sendo essencial para empresas, essa ação é realizada com foco em construir relacionamento. Até porque, é com base na experiência do cliente que as marcas se destacam, constroem autoridade e fazem história!
Podemos citar diversas empresas, como a Coca Cola, a Sallve, a Amazon e muitas outras que descobriram como ser mais do que uma empresa. Cada uma dessas instituições opera com foco em usar a criatividade para encantar. Porém, além do que é feito sem contato direito com o cliente, o que exige esse contato deve ser diferente e marcante.
É com base nisso, que queremos levantar a pauta da escuta reflexiva no atendimento ao cliente e como ela faz a diferença. Fique com a gente, confira nosso artigo e descubra como sua empresa pode criar conexões reais e duradouras. Ao final, queremos te apresentar uma solução que permita que essa comunicação seja de qualidade!
O que é escuta reflexiva?
A escuta reflexiva é uma maneira mais empática de se comunicar com seu cliente através do foco e da reflexão. Para que a escuta reflexiva seja aplicada, é preciso trabalhar a atenção, empatia, aconselhamento e, até mesmo, a liderança. Dessa maneira, uma boa dica, é ter em mente que você é mais do que apenas um atendente.
Na verdade, você é a conexão entre seu cliente com um problema e seu serviço com uma solução. Com isso em mente, uma boa bagagem de informações e estratégias de venda com escuta reflexiva, é possível ir além. Por isso, queremos te dar algumas dicas de como implementar essa técnica em seu atendimento ao cliente para ter sucesso!
Atendimento ao cliente: Dicas para trabalhar a escuta reflexiva
A melhor maneira de criar relacionamento de valor com seu cliente, é trabalhar métodos de escuta ativa e comunicação mais empática. Por isso mesmo, separamos abaixo algumas dicas essenciais para esse avanço. Com elas, tanto os resultados de sua marca, como a experiência do seu cliente irão melhorar e muito! Vamos às dicas:
1. Seja presente
Ao falar com seu cliente, certifique-se de que ele seja sua principal preocupação e esteja atento às suas necessidades. Dessa forma, você consegue ter mais controle sobre o que está sendo dito, percebido em sua escuta e interpretado. Assim, fica mais fácil oferecer conselhos e garantir que a experiência do seu consumidor seja marcante.
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2. Faça contato visual
É preciso lembrar que mesmo em relações profissionais, é necessário que o cuidado humano esteja presente. Por isso, durante o atendimento ao cliente, evite desviar muito o olhar, mantenha um bom contato e mostre sua atenção. Com isso, você garante que seu consumidor se sinta escutado com atenção e real preocupação.
3. Demonstre interesse
Escutando seu cliente e pensando em como ajudá-lo em seu problema já uma demonstração de interesse. Além disso, faça perguntas e comentários que demonstrem que você está interessado no que está sendo dito. Sendo assim, em alguns momentos, vale a pena deixar a máscara profissional de lado e investir em uma abordagem amigável.
Agora que você conheceu três excelentes dicas que podem te ajudar a melhorar o atendimento ao cliente em sua empresa, conheça o PABX Virtual. Com o PABX, você oferece uma alta qualidade de atendimento ao seu consumidor. Além da qualidade de voz superior, temos canais diversos de comunicação e funcionalidades transformadoras.
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