5 ferramentas indispensáveis para otimizar a gestão de equipes de TI

5 ferramentas indispensáveis para otimizar a gestão de equipes de TI

Precisando de uma mãozinha na Gestão de Equipes?

Gerenciar uma equipe de TI exige mais do que conhecimento técnico, é preciso acompanhar o desempenho, facilitar o dia a dia dos analistas e manter tudo funcionando com segurança e produtividade. A boa notícia? Algumas ferramentas podem tornar essa missão muito mais simples.

Fique por aqui e descubra quais são as ferramentas capazes de otimizar a gestão do seu time e ainda garantir uma rotina de trabalho mais estratégica e produtiva. Vamos lá?

Principais ferramentas para a Gestão de Equipes de TI 

A Gestão de Equipes é uma tarefa desafiadora e que tira o sono de muitos líderes, desde os novatos, até os mais experientes. Isso acontece, pois além de aspectos comportamentais, esse profissional deve estar sempre atento ao desempenho do time. Embora a missão não seja fácil, existem atualmente soluções que podem simplificar e aprimorar essa gerência. 

Ferramentas indispensáveis para otimizar a gestão de equipes de TI

Confira abaixo, algumas das principais tecnologias e como elas podem te ajudar: 

Sistema Multicanal

Com um Sistema de Gestão de Conversas Multicanal, as empresas centralizam diversos canais de atendimento em uma única ferramenta. Com isso, times de atendimento e vendas não perdem tempo navegando entre diferentes canais. Sem contar que essas tecnologias contam com recursos avançados e pensados para simplificar demandas com mais estratégia. 

Gestão de Atendimento Multicanal

Na Gestão de Equipes de TI, contar com um Sistema Multicanal pode simplificar a rotina dos analistas. Isso ocorre por conta de vários fatores, como a integração via API única, o que mantém menos códigos e menos integrações. E, para além disso, logs e alertas centralizados para uma distribuição de demandas mais ágil e trilhas de auditoria prontas, o que libera analistas. 

Softphone

O Softphone é um programa que substitui o telefone de mesa e pode ser instalado em smartphones, tablets e notebooks, como um ramal virtual. Com essa tecnologia, não é necessário que os colaboradores estejam no escritório para receber e realizar chamadas telefônicas. Ou seja, além de mais facilidade, essa ferramenta permite flexibilidade e mobilidade. 

Na Gestão de Equipes de TI, o Softphone chega para simplificar, com instalação via MDM ou script, os analistas não perdem tempo indo de mesa em mesa. Além disso, os logs ficam dentro dos apps, o que simplifica o diagnóstico remoto e reduz a necessidade de visitas de suporte. Outro benefício está na possibilidade de “levar” o ramal para o home office sem a necessidade de configurar VPNs. 

Ferramentas para Gestão de TI: RCS 

O RCS é a evolução do SMS e permite uma comunicação mais rica através do disparo de mensagens. Diferentemente do SMS, que só pode ser disparado em texto, o RCS conta com uma série de recursos. Além de texto, é possível realizar o disparo de imagens, carrosséis, botões, links, vídeos, GIFs, áudios e documentos.

RCS Baldussi Telecom com mensagens interativas

Quando olhamos para a Gestão de Equipes, o RCS ajuda a reduzir pontos de falhas, já que opera através de uma única API. Outra facilidade está na autenticação de remetente, o que evita spoofing, reduzindo incidentes de segurança que caem no colo da equipe. Tudo isso, com métricas de entrega e interação prontas, sem a necessidade de que o analista gere relatórios manualmente. 

Chip Empresarial 

O Chip Empresarial funciona de forma semelhante aos demais SIMs, porém, sendo usado unicamente para questões relacionadas ao trabalho. Com essa solução, os gestores podem controlar as linhas da equipe através de um painel. Assim, ativar, pausar, trocar o plano ou bloquear linhas se tornam tarefas realizáveis em poucos minutos. 

No contexto de Gestão de Equipes, contar com um chip empresarial permite maior controle das equipes de TI que não precisam abrir chamadas com outras operadoras. Outro ponto positivo está na redução de trabalhos reativos contra shadow IT”, já que as políticas de segurança são aplicadas em lote. 

Shadow IT: Uso de sistemas, aplicativos ou dispositivos tecnológicos dentro de uma empresa sem o conhecimento ou aprovação do setor de TI. 

PABX Virtual na Gestão de Equipes de TI

O PABX Virtual é uma tecnologia que opera através de uma central telefônica hospedada em servidores na nuvem. Dessa forma, tanto ramais, quanto filas de atendimento, URAs e outros recursos são criados a partir de um painel web. Além de mais modernidade, essa ferramenta garante uma qualidade superior de voz, alta segurança e uma atuação mais estratégica. 

Com o PABX Virtual, o gestor consegue criar novos ramais em minutos, sem precisar acionar suporte ou instalar nada fisicamente. Isso significa menos dor de cabeça para o time e mais agilidade para resolver o que realmente importa. 

Não à toa, o mercado global de PABX virtual deve crescer de US$6,54 bilhões em 2024 para US$20,99 bilhões até 2032, uma prova de que empresas no mundo todo estão investindo nessa solução.

E o melhor: 88% dos consumidores têm mais chances de comprar novamente de empresas que oferecem uma experiência multicanal integrada, o que só reforça como essa tecnologia melhora tanto o atendimento quanto a produtividade da equipe.

O que essas ferramentas para Gestão de Equipes têm em comum? 

Todas as ferramentas citadas acima simplificam a Gestão de Equipes de TI através da facilidade de atuação. Com recursos avançados e projetados para garantir mais agilidade aos times, essas ferramentas desafogam as equipes. Assim, além de mais tempo para atuar em demandas complexas, os líderes conseguem planejar e, junto com a equipe, aplicar melhorias técnicas. 

Quer ver essas soluções funcionando no seu time? Fale com nossos especialistas e descubra como dar esse upgrade na sua gestão. Ligue para (41) 3300-0048 ou tente o 0800 591 2386. 

Ícone de jornal e news para o formulário do Blog Baldussi Telecom
Assine nossa newsletter!

E receba nossos conteúdos exclusivos!

plugins premium WordPress