O atendimento ao público é uma ação fundamental para qualquer empresa, e esse serviço deve ser prestado de forma eficiente e benéfica para ambas as partes. Neste sentido, a gravação de chamadas é muito comum no meio corporativo, é uma forma de assegurar o direito dos envolvidos, além de oferecer bases para a modificação de estratégias, visando a melhoria na relação com o cliente.
Levando em consideração essas informações, este artigo falará sobre a gravação de chamadas, mostrando o que diz a legislação a respeito e quais as suas vantagens para as empresas, independente do ramo. Confira a seguir!
Gravação de chamadas como estratégia de comunicação
Com a evolução tecnológica, muitos canais de atendimento entre empresa e público foram criados. No entanto, as ligações telefônicas ainda são muito utilizadas nesse processo, servido de base para as estratégias de comunicação da organização, visando uma melhoria na experiência do público.
Essa prática visa o armazenamento de dados com o intuito de aprimorar os diferentes departamentos da empresa, que poderá tomar decisões mais fundamentadas, entendendo o que precisa ser melhorado ou mantido, funcionando como um importante instrumento de gestão do negócio.
Legislação e gravação de chamadas
Uma dúvida recorrente a respeito da gravação dos atendimentos telefônicos diz respeito a sua legalidade. Devemos saber, portanto, que a utilização da gravação por terceiros pode configurar crime. Porém, quando se trata de ligação de serviços regulamentados pelo poder público federal, essa prática se torna obrigatória, conforme o Decreto 6.523, de 2008, mais conhecido como Lei do SAC.
Essa lei estabelece uma série de normas que devem ser respeitadas pelas empresas para que sejam mantidos a qualidade no atendimento e a transparência na relação com o consumidor, que deve estar ciente que a gravação está sendo realizada.
Vantagens da gravação das ligações pela empresa
Como já vimos, a ligação das chamadas oferece dados capazes de dar bases para a modificação de estratégias de comunicação com o cliente, melhorando a sua experiência. Além disso, essa prática oferece outras inúmeras vantagens. Veja, a seguir, algumas delas.
Avaliar pitch de vendas
Pitch de vendas se refere ao discurso que será usado para convencer o cliente dos benefícios de um determinado produto. Assim, se a empresa atua nesse ramo, gravar as ligações é fundamental, pois, a partir dessa ação, poderá ser avaliado de que maneira os colaboradores estão atuando para persuadir o público e em que ponto essas estratégias podem ser melhoradas.
Identificar as necessidades do cliente
Outra vantagem da gravação das chamadas é mapear as principais necessidades do seu público e, então, poder oferecer a ele aquilo que deseja. Toda essa tarefa exige maior atenção, pois se trata de uma investigação criteriosa, que afetará diretamente os resultados da organização.
Protocolo de segurança
Gravar chamadas é também uma maneira de resguardar a empresa e os clientes dos seus respectivos direitos e deveres. A cada ligação, é gerado um número de protocolo que possibilita ao cliente a solicitação da chamada em questão. Isso ajudará a provar qualquer possível problema ou demanda não atendida pela empresa. A organização também poderá utilizar a gravação para o mesmo fim.
Portanto, a gravação de chamadas deve fazer parte da rotina das empresas, uma vez que oferecem dados que são utilizados para a melhoria do serviço prestado, além de dar segurança às partes envolvidas na comunicação. E, para que esse trabalho seja realizado de maneira eficiente, é preciso contar com parceiros que ofereçam as melhores soluções em gravações telefônicas.
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