Você está visualizando atualmente Ferramentas para Home Office – Como gerenciar à distância?

Ferramentas para Home Office – Como gerenciar à distância?

Quando o assunto é trabalho remoto, ter algumas ferramentas para home office é indispensável. Até porque, como você deve imaginar, fazer o distanciamento funcionar é um dos maiores desafios de quem opta por essa modalidade. Portanto, investir em algumas tecnologias é uma garantia de maior controle de tarefas e gestão de tempo.

Sem contar que, quando falamos em organização, é preciso ter sempre uma carta na manga, ou melhor, uma ferramenta disponível. Isso porque, além de comunicação, a gestão de tarefas também é indispensável. Sendo assim, fique aqui com a gente,  conheça as principais ferramentas para home office e gerencie melhor à distância:

A ascensão do home office nas empresas

Mulher em home office usando telefonia em nuvem

É inegável que, com a proliferação do vírus da Covid-19, muitas empresas precisaram se adaptar à uma nova realidade. Com essa mudança, grande parte dessas empresas perceberam que, com uma boa gestão, era possível manter a modalidade. Porém, o que pode até ter soado simples, na verdade foi um desafio a ser superado com maestria.

Felizmente, quando o assunto é o mundo corporativo do século XXI, existe um grande aliado a favor das empresas. Isso porque, à medida que a modernidade foi chegando, a tecnologia caminhou junto rumo a uma maior usabilidade. Ou seja, agora ferramentas para home office conseguem tornar o trabalho mais simples e fácil de gerenciar.

Além disso, a estrutura oferecida por esses softwares garante mais seriedade, segurança e facilidade ao trabalho remoto. Imagine só, o que antes exigia presença física, agora só pede poucos cliques. Com isso, inúmeros profissionais conseguem atuar sem sair do conforto de suas casas, evitando locomoção e gastos desnecessários. 

Quais as melhores ferramentas para home office da atualidade?

Graças ao avanço tecnológico, atualmente existem diversas ferramentas que tornam o trabalho à distância mais gerenciável. Sem falar que cada uma dessas ferramentas é utilizada para uma função específica. Ou seja, ao mesmo tempo em que temos plataformas voltadas à comunicação, também existem aquelas mais operacionais.

O foco aqui é citar que com um funcionamento via internet, é possível fazer de tudo e o melhor, em qualquer lugar! Para te ajudar a ter uma boa lista de ferramentas para home office e gerenciar melhor sua equipe, separamos algumas plataformas. Confira abaixo, cada uma delas e como funcionam no contexto do trabalho remoto.

Principais ferramentas para home office 

Se tem uma coisa que não podemos negar, é que para que o home office funcione, é preciso estratégia e uma boa gestão. Até porque, o que antes parecia impossível, hoje se tornou um mero desafio. Ou seja, gerenciar equipes à distância é sim possível e pode ser sucesso, desde que sua empresa saiba como fazer e onde se apoiar.

Confira agora, as melhores ferramentas para home office que podem te ajudar nesse caminho:

1. Pacote Google

logo da Google

Não é novidade para ninguém que o Google é uma das plataformas mais completas quando o assunto é trabalho e estudo. Além de sua fama como uma empresa segura e inovadora, suas ferramentas facilitam cada vez mais a vida das pessoas. Com elas, é possível realizar reuniões online, criar e compartilhar documentos e muito mais! 

Outro ponto que facilita a vida de quem opta por essa tecnologia, está na integração oferecida pela rede. Isso porque, basta fazer uma conta na plataforma de pesquisa mais usada e pronto, você tem acesso gratuito a todas suas funcionalidades. Sem contar, a integração externa, o que facilita e muito o uso de ferramentas para home office.

2. Slack 

Se antes a comunicação à distância tirava o sono de quem precisava gerenciar equipes à distância, hoje ela se tornou simples e divertida. Com o Slack, você conecta todos os membros de sua empresa em um chat dinâmico e de uso intuitivo. Nele, é possível compartilhar documentos, imagens, áudios, trocar mensagens e fazer reuniões.

Tudo isso, podendo separar salas por setores, ter salas gerais de bate papo, chats privados e muito mais. Durante as reuniões, sua empresa ainda consegue compartilhar a tela, melhorando a interação entre os profissionais. E, se é de descontração que você gosta, com o Slack fica fácil enviar figurinhas, personalizar suas próprias e mais! 

3. Ferramentas para Home Office: Asana

Além da comunicação da equipe, existe outro ponto fundamental em empresas que funcionam bem utilizando ferramentas para home office: a gestão de tarefas. Até porque, como você bem sabe, tarefa é o que não falta nos setores. Com isso, ter como controlar essas produções sem perder tempo com organização e fluxo é essencial.

Nessa parte, você pode contar com as muitas funcionalidades da Asana, uma ferramenta de gestão de tarefas intuitiva e muito organizada. Nela, fica fácil criar processos, fluxos de trabalho e tarefas macro e micro. Além disso, comentários, upload de arquivos e outras funcionalidades facilitam ainda mais o cotidiano profissional. 

4. Click Up

plataforma de gestão de tarefas para home office

E por falar em ferramentas para home office que sejam voltadas à gestão de tarefas, o Click Up não fica atrás. Assim como o Asana, o Click Up conquista com sua organização e muitas funcionalidades. Além disso, a ferramenta também possibilita integrações com outras plataformas com foco em garantir mais facilidade e estratégia às empresas. 

Nele, você pode criar fluxos de trabalho que permitam que uma mesma tarefa passe de profissional para profissional. Outro ponto interessante, está no controle de sobrecarga dos membros da equipe, bem como no controle de tempo. Certamente, para equipes que atuam à distância, essa plataforma tem muito a agregar e gerar resultados! 

5. Elofy

Como sabemos, empresas de grande sucesso são mais do que apenas locais de trabalho, são ambientes de desenvolvimento pessoal! Por isso, além das ferramentas para home office mais técnicas e voltadas ao trabalho, é preciso ir além. Para isso, contar com o Elofy é uma excelente maneira de garantir que sua empresa seja mais.

No Elofy, é possível cuidar do crescimento pessoal dos membros de sua equipe, garantindo que não fiquem de lado. Para isso, são usados feedbacks e demais OKRs importantes na evolução de cada profissional. Sem contar, é claro, com o teor desconstruído da ferramenta, que possibilita a interação entre toda a empresa. 

6. PABX Virtual 

Se sua empresa precisa ter uma rede de linhas telefônicas que conecte diferentes ramais, mas não sabe como fazer isso no home office, calma. Isso porque, o PABX Virtual é uma das melhores ferramentas para home office que iremos te apresentar. Quer saber por que? Basicamente, porque essa telefonia funciona totalmente via internet.

Com ela, sua empresa não precisa se preocupar com cabos e outras instalações físicas que ocupam espaço e dificultam o trabalho remoto. Para que sua rede de telefonia funcione, tudo que você precisa ter é uma boa conexão de internet. Mas, essa ferramenta é tão completa, que queremos falar sobre ela com mais calma. Vamos ao que interessa:

Ferramentas para home office: O que é o PABX Virtual? 

Mulher em home office usando telefonia em nuvem

Como citado acima, o PABX Virtual é uma ferramenta que possibilita o uso de redes telefônicas via conexão de internet. Para isso, é utilizada uma tecnologia conhecida como VOIP (Voice Over Internet Protocol). Basicamente, essa tecnologia permite a transferência de dados através de endereços IP, ou como chamados, endereços virtuais. 

Para ficar mais fácil de explicar, basta imaginar que a tecnologia empregada nessa solução é a mesma usada no Skype, WhatsApp e Google Meet. Sendo assim, você utiliza as mesmas ou, dependendo da empresa, mais funcionalidades, sem se preocupar com cabos e demais instalações que ocupem espaço de sua empresa, ou de sua casa.

Sabe por que essa solução é importante quando estamos falando sobre ferramentas para home office? Resumidamente, porque ela conecta os membros da equipe através de ligações telefônicas de forma rápida e fácil. O melhor de tudo, é que sua empresa não se preocupa com fios, o que torna o trabalho remoto possível de ser implementado. 

Conheça a Telefonia em Nuvem da Baldussi Telecom! 
Mulher apontando para a logo da Baldussi Telecom

Somos uma empresa confiável, com uma história e reputação bem construídas e estamos aqui para facilitar sua vida! Para isso, utilizamos nossa tecnologia de telefonia em nuvem e uma equipe pronta para melhor te atender. Optando por nossa telefonia, você conquista muito mais do que apenas uma telefonia, você garante suporte! 

Aqui, contamos com uma equipe especializada em atender sua empresa durante o surgimento de imprevistos. Além disso, para deixar tudo ainda mais fácil, é preciso citar que manutenções e demais ajustes em nossa telefonia ocorrem totalmente de forma remota! Ou seja, se algo ocorrer, não precisamos ir até sua empresa para resolver.

Agora que já te apresentamos algumas ferramentas para home office, incluindo o PABX Virtual com o qual estamos transformando empresas, que tal saber mais? Para isso, te convidamos a fazer o download gratuito do e-book que produzimos para você. Nele, queremos te apresentar os melhores motivos para migrar sua telefonia para a nuvem! 

Do convencional ao Inovador: Por que investir em Telefonia em Nuvem?