Você está visualizando atualmente <strong>Como valorizar e reter talentos?</strong>

Como valorizar e reter talentos?

Você sabe como valorizar e reter talentos?

Uma das maiores preocupações nas empresas, está na retenção de talentos que façam a diferença na equipe. Até porque, não tem como negar que pessoas talentosas e com um bom olhar profissional fazem falta. Portanto, saber como atrair esses especialistas e o melhor, reter esses profissionais é um diferencial e tanto. 

Para que essa retenção aconteça e seja efetiva, é necessário um bom ambiente de trabalho e alguns diferenciais. Ou seja, proporcionar condições confortáveis de trabalho e benefícios que auxiliem no cotidiano do profissional. Porém, vale frisar que a retenção também está ligada à escolha de profissionais dedicados, ou seja, é uma troca. 

Mas, quando falamos nesse diferencial, muitas dúvidas surgem e os pontos de interrogação tomam conta do debate. Afinal: O que é preciso para reter talentos e investir mais na felicidade e no crescimento dos membros da sua equipe? Fique aqui com a gente, pois no conteúdo de hoje vamos falar mais a fundo sobre isso! Bora lá? 

O que significa “reter talentos”?

homem pensando

No mundo corporativo, infelizmente é comum que algumas empresas tenham alta rotatividade de profissionais. Isso acontece por inúmeros motivos que devem ser avaliados. Entre muitos deles, a falta de possibilidades de crescimento e incompatibilidade com a empresa e sua cultura.

Quando motivos assim são percebidos, é o momento de mudar a cultura da organização com foco em reter talentos. Até porque, não tem como negar que empresas são feitas de pessoas. Sendo assim, é preciso ter as pessoas certas no seu time e, cá entre nós, quanto mais talentos em sua equipe, mais assertivo e certeiro será o crescimento da sua marca!

Agora, e se a sua empresa não souber quais podem ser os motivos que estão causando alta rotatividade de profissionais? Para te ajudar a identificar possíveis motivos, separamos algumas dicas. Nelas, vamos citar as principais causas e apontar as melhores dicas para reter profissionais que realmente agregam em seu time! 

Retenção inteligente: Confira algumas dicas: 

Identificar problemas empresariais que podem estar interferindo negativamente na experiência dos membros da equipe é uma ótima oportunidade. Isso porque, com base nessas pequenas “falhas” de gestão, é possível melhorar e muito a cultura da sua empresa. 

Ou seja, além de reter talentos, é possível atrair novos talentos, profissionais experientes e, até mesmo, parcerias de valor. No tópico abaixo, iremos te apresentar alguns dos principais motivos que levam profissionais a buscarem melhores oportunidades. Confira cada um deles e tente identificá-los em sua cultura empresarial. 

Principais causas de rotatividade e como reter talentos:

Entre as principais causas da alta rotatividade nas empresas, as mais comuns são:

1. Remuneração 

Além dos valores abaixo do mercado, a demora em aumentos e falta de reconhecimento se destacam. Para ter menor rotatividade causada por esse motivo, sua empresa precisa estar “mais atenta”.

Em outras palavras, cuidar do crescimento dos profissionais, além de garantir um salário justo ajuda e muito a reter talentos. Para isso, sua empresa pode utilizar o PDC (plano de Desenvolvimento Corporativo) de cada colaborador. Assim, você cuida dos membros de sua equipe com base em feedbacks, treinamentos e muito mais! 

2. Clima Organizacional

equipe trabalhando em conjunto.

Esse é um dos motivos que muitas vezes passam despercebidos pelos gestores e donos de empresas. Porém, o clima organizacional interfere diretamente no desempenho e satisfação dos profissionais com o ambiente de trabalho. Ambientes hostis, tóxicos e com grande quantidade de desentendimentos não “seguram” trabalhadores. 

Por isso, para manter talentos e, até mesmo, atrair novos colaboradores, é preciso investir em uma cultura empresarial saudável. Lembre-se de, antes de tudo, escutar o que os membros de sua equipe tem a dizer e trabalhar a empatia. Com foco em construir um espaço mais acolhedor, sua organização só tem a ganhar e crescer. 

3. Ausência de benefícios

Não tem como negar: para reter talentos, é preciso proporcionar benefícios que façam sentido e melhorem a experiência do profissional. Além dos vales transporte e alimentação, sua empresa ainda pode ir além. Ou seja, investir em benefícios que realmente sejam um diferencial na carreira dos profissionais.

Como dica, podemos deixar aqui os cobiçados planos de saúde e os planos odontológicos. Day-Off de aniversário, incentivos educacionais e flexibilidade são alguns dos que vêm se destacando. Tudo isso, sem citar o tão desejado home office e a já popular semana de quatro dias. E aí, sua empresa está praticando a valorização?

Como identificar talentos? 

Agora que já falamos sobre como reter talentos, chegou o momento de citar algumas estratégias para identificar esses profissionais. Portanto, separamos abaixo algumas maneiras pelas quais sua empresa pode fazer esse “reconhecimento”. Confira as dicas e saiba como se atentar na hora de planejar uma retenção. 

1. Personalize critérios

Vale citar que para saber exatamente quais são os critérios que precisam ser avaliados na hora de trabalhar com retenção, basta ter um olhar mais “personalizado”. Portanto, saiba quais são as maiores necessidades de sua empresa e crie estratégias para identificar especialistas que agreguem esses valores na equipe. 

2. Invista em recrutamento

Uma das ações mais efetivas no momento de pensar em reter talentos, é investir em recrutamentos. Até porque, muitas empresas sofrem e gastam muito com contratações erradas. Tudo isso, acontece por falta de processos e procedimentos que garantam um olhar mais estratégico durante processos seletivos. 

3. Esteja atento aos diferenciais

Uma coisa é certa, um profissional talentoso apresenta diferenciais que, geralmente, fazem falta no mercado. Entre eles, a motivação, dedicação e questões mais técnicas, como certificações atualizadas se destacam. Por isso, esteja sempre atento aos diferenciais e oriente seus gestores e demais supervisores a fazerem o mesmo. 

Existem ainda algumas outras técnicas utilizadas na hora de trabalhar com a identificação de profissionais talentosos. Porém, isso já é assunto para um próximo conteúdo. Confira agora, no tópico abaixo, qual a importância de estar mais atento em estratégias que auxiliem sua empresa a reter talentos:

Por que investir em retenção?
homens dando um aperto de mão pois conseguiram reter talentos.

Só quem trabalha com Recursos Humanos sabe como a alta rotatividade de profissionais pode prejudicar as empresas. Isso ocorre, pois os custos com essas ações são altos, além da falta de estabilidade do time. Por isso, investir em retenção de talentos é uma das muitas maneiras de garantir alguns benefícios para sua organização.

Entre eles, o desenvolvimento de profissionais talentosos e que podem ser essenciais para sua empresa é um dos que se destaca. Comece a investir em treinamentos voltados a reter talentos e descubra o real potencial da sua empresa. Para conferir outros conteúdos como este, acesse nossa página de blog ou, leia também: 

A importância das ligações telefônicas nas empresas