Entre em contato: 0800 591 2386

Home office deverá ser tendência entre as empresas mesmo após a pandemia

20 de novembro de 2020

O trabalho remoto já era uma tendência de mercado conhecida mesmo antes da pandemia, uma vez que muitas empresas já planejavam as suas operações remotas, sinalizando assim a tendência de criação de escritórios virtuais onde os trabalhadores mesmo que distantes fisicamente, podem se unir através do ambiente virtual. No entanto, devido a pandemia do COVID-19 neste ano de 2020, o home office se tornou uma realidade para o cotidiano de muitos.

Não foi apenas a necessidade ou a redução de custos nas empresas que fizeram com que o trabalho remoto fosse considerado uma tendência. O home office trouxe também ganhos incontestáveis para as empresas e para os trabalhadores, vide as evidências que são corroboradas por meio de números e comparações com o cenário anterior existente. De maneira geral, as empresas também têm gostado dessa transformação e muitas descobriram que não há necessidade de se manter grandes escritórios ou de se realizar custosos investimentos em viagens de negócios.

Descobriu-se assim que uma grande maioria do trabalho pode ser feito na casa do funcionário e isso reduz as despesas com a estrutura física da empresa. As viagens de negócio também podem ser substituídas por reuniões on-line, garantindo assim os mesmos resultados.

É lógico que nem sempre será possível em todos os casos realizar o trabalho remoto. Em alguns cenários ou situações específicas, provavelmente será necessário alternar o local de trabalho com o home office, podendo assim alternar entre dois ou três dias na semana entre o escritório e a casa do colaborador por exemplo.

Dicas para manter a sua produtividade em home office

O primeiro fator a se observar é estabelecer uma rotina diária, apresentando de forma muito clara e definida quais são os horários de início e fim para as tarefas. As pausas também devem ser programadas e essa rotina deve ser seguida mesmo havendo flexibilidade por parte da empresa.

Outro ponto a ser considerado é montar uma agenda com as atividades diárias, pois dessa forma se consegue planejar o tempo de execução de cada tarefa e o cumprimento de seus cronogramas. Isso pode ser feito pelo Google Agenda, Outlook Calendar, Trello e programas semelhantes por exemplo.

Mantenha também o hábito e a rotina de se arrumar como se fosse ir para o trabalho. Ficar de pijama, pode fazer com que você não se sinta efetivamente trabalhando, ocasionando a comodidade e períodos de sonolência durante as suas tarefas.

Procure ter alguns cuidados básicos na escolha de sem ambiente de trabalho. O ideal é determinar um espaço fixo para se trabalhar, com uma boa iluminação e uma acomodação confortável. Ainda que simples, verifique os itens básicos de trabalho à mão, incluindo computador com acesso à internet e uma linha telefônica, seja ela móvel ou fixa com boas condições e sem ruídos externos atrapalhando.

Utilize canais como o Skype, WhatsApp, Teams, Zoom e muitos outros para se comunicar de maneira remota. Isto facilita a sua rotina e permite que o seu networking se mantenha sempre em dia viabilizando o hábito de marcar encontros com outros profissionais de sua área para se atualizar e trocar ideias sobre o meio e o mercado de trabalho, entre outros assuntos de sua empresa. O trabalho remoto com certeza será uma tendência não apenas para 2021, mas também para os próximos anos, e estar preparado para ele será imprescindível. Para tanto, conte com as soluções de telefonia inteligente que a Baldussi oferece para a sua empresa e para o seu negócio. Saiba mais como se manter sempre conectado com a sua empresa mesmo estando em seu home office.

Últimos posts