Quando falamos sobre atendimento ao cliente, não tem como negar que a solução omnichannel vem se destacando. Isso está acontecendo, devido não somente à melhoria externa, como às transformações internas. Confira no conteúdo de hoje como essa tecnologia funciona e quais são seus benefícios para as empresas:
Para quem ainda não sabe, o omnichannel é uma solução que integra diversos canais de comunicação com foco em vender. Porém, os benefícios da solução acabam se expandindo e alcançando os setores de CS. Isso acontece, devido a grande melhoria na experiência do cliente, que passa a ter mais conveniência em seu atendimento.
Outro benefício, está na conquista de novos clientes, que ocorre através do poder de escolha presente no atendimento da sua empresa! Quer entender como funciona, quais são os benefícios e por que investir em uma solução omnichannel? Continue com a gente, pois no artigo de hoje, nós iremos falar mais a fundo sobre esse assunto!
Vamos lá?
O que é uma Solução Omnichannel?
A solução de comunicação omnichannel pode ser definida como uma abordagem de vendas multicanal. Ou seja, sua empresa oferece aos seus clientes algumas alternativas de contato. Com isso, o consumidor consegue entrar em contato com a marca através da opção que mais lhe trouxer conveniência e facilidade, melhorando experiências.
Podemos dizer que a solução omnichannel oferece maior atenção ao cliente, pois constrói uma ponte utilizando seu meio de contato favorito! Com essa tecnologia em sua empresa, é possível atuar de maneira mais integrada, aprimorando experiências. Além de garantir uma organização avançada para sua equipe de vendas e atendimento.
Agora, podemos dizer que o diferencial dessa comunicação está no poder de escolha ao se comunicar. Ao investir nessa tecnologia, sua empresa garante não somente alternativas, como personalização no atendimento. Com isso, é possível melhorar os números de contatos feitos, aumentando vendas e garantindo mais retenção de clientes.
Como funciona uma solução omnichannel?
O omnichannel pode ser definido como uma estratégia que une os meios de comunicação de uma empresa em um só. Para explicar essa tecnologia, podemos utilizar a seguinte metáfora: Imagine a solução omnichannel como um caminho, onde as entradas são personalizadas de acordo com as necessidades dos clientes.
No entanto, os caminhos de saída levam sempre ao mesmo lugar, facilitando a vida de quem está do outro lado. Basicamente, seu cliente pode escolher entre ser atendido por WhatsApp, através do ChatBot, nas Redes Sociais ou em outros meios. O que importa, é que a equipe de atendimento irá utilizar somente uma ferramenta para atender.
Em outras palavras, há mais organização, já que não é preciso checar Whats, ChatBots, redes e E-mails para atender ao seu consumidor. Com essa ferramenta, sua equipe atinge maiores resultados e mantém uma performance mais produtiva! Mas, vamos falar dos principais benefícios da solução omnichannel no tópico abaixo. Bora lá?
Benefícios e diferenciais da solução omnichannel
Quando o assunto é omnichannel, não tem como negar que benefícios não faltam! Para te ajudar a conhecer todas as vantagens que essa solução oferece, separamos as principais delas nos tópicos abaixo. Confira cada uma delas, entenda quais fazem mais sentido para sua empresa e para a sua equipe!
1. Melhor experiência do cliente
Uma solução omnichannel pode melhorar e muito a experiência do seu cliente, auxiliando na retenção desses consumidores. Isso porque, existe uma grande mudança e melhoria no atendimento. Com multicanais, seu cliente escolhe como deseja ser atendido, podendo ter mais praticidade, facilidade e agilidade nesse atendimento.
2. Organização da equipe
Uma solução de comunicação multicanal ajuda sua equipe a ter mais organização durante os atendimentos. Com uma plataforma que facilita o acesso aos atendimentos em andamento, não é preciso abrir inúmeras ferramentas. Sendo assim, sua equipe consegue alcançar mais produtividade e eficiência!
3. Aumento de contatos
Ao oferecer múltiplas possibilidades de contato ao seu cliente, o número de contatos aumenta. Assim, é possível melhorar o número de vendas vindas desses contatos. Isso acontece, por conta do poder de escolha presente no momento de solicitar um atendimento. Com mais facilidade, solicitar um atendimento é quase que automático.
Uma solução omnichannel é uma excelente maneira de melhorar os processos internos e o atendimento da sua empresa. Além disso, para operar com ainda mais eficiência, sua empresa pode investir em um sistema de telefonia de qualidade. Quer saber mais sobre comunicação e como posicionar sua empresa no mercado? Venha para a Baldussi!