Você está visualizando atualmente Como manter a saúde mental no Home Office?

Como manter a saúde mental no Home Office?

Quando o assunto é manter a saúde mental no Home Office, existem ações que podem ser priorizadas com foco nesse bem-estar. Até porque, diferentemente do que muitos pensam, não é só o presencial que exige certo jogo de cintura dos profissionais. Com o trabalho remoto, surge a necessidade de aprender a ter, acima de tudo, disciplina. 

É nesse momento, que a saúde mental entra em cena e passa a ser pauta central e prioritária. Isso ocorre, pois ocorre um choque de realidades, onde hábitos mudam, sentimentos se tornam confusos e a realidade se transforma. Calma, o Home Office é repleto de benefícios, mas assim como tudo na vida, exige esforço e dedicação.

Para manter a saúde mental no Home Office, os profissionais devem, antes de qualquer coisa, entender e aceitar a mudança de rotina. Com ela, muitas coisas se transformam, como o contato com os colegas, a rotina de organização e muito mais. Sendo assim, é preciso ter estratégias de cuidado para uma experiência agradável e que funcione! 

Mas, vejamos o que pode melhorar esse modelo de trabalho: 

Como manter a saúde mental no Home Office? 

Homem cuidado da saúde mental no Home Office!

Por mais desejado que o Home Office seja, para que esse modelo funcione, principalmente para quem não está acostumado, é preciso estratégia. Ou seja, assim como o presencial, o modelo de trabalho remoto nem sempre é fácil. No entanto, levar uma rotina agradável de trabalho é mais fácil quando você segue dicas como: 

1. Rotina de organização

Estabelecer uma rotina de organização te ajuda a começar bem os dias, já sabendo o que deve ser feito. Para isso, tudo o que você precisa fazer, é definir algumas tarefas de introdução ao dia de trabalho. Uma boa sequência, é iniciar o dia checando sua agenda, definindo algumas prioridades e, na sequência, conferindo e-mails e mensagens. 

2. Tenha um horário! 

A gente sabe que nem sempre cumprir horários é uma coisa boa. Porém, ao realizar essa transição entre presencial e remoto, uma rotina bem definida pode te ajudar e muito! Sendo assim, defina um momento de acordar, tomar um bom café da manhã e começar o dia de trabalho. Tudo isso, irá te ajudar a criar o hábito e avisar sua mente! 

3. Se alimente!

Para cuidar da saúde mental no Home Office, você deve manter os horários dedicados à alimentação e descanso. Isso porque, esses momentos foram feitos para dar uma pausa para sua mente. Com eles, você evita a sensação de sobrecarga, o cansaço extremo e consegue manter a produtividade e a mente mais “livre”.

homem sorrindo ao participar de reunião em Home Office!

Pode até parecer simples, mas seguir essas dicas te ajuda a levar uma rotina de trabalho tranquila e benéfica. Além disso, vale frisar que, se a rotina apertar, buscar a ajuda de um profissional é a escolha que pode mudar a maneira como você leva seu trabalho. Agora que já falamos sobre esse assunto tão importante, queremos te deixar uma indicação!


Fique por aqui e leia também: Sociedade do Cansaço e a Cultura Workaholic