O Home Office chegou para revolucionar o mercado de trabalho e visa se tornar uma alternativa mais inteligente para empresas dos mais variados segmentos. No entanto, assim como o presencial, essa modalidade apresenta alguns desafios. Entre eles, um dos que se destaca é a preocupação dos gestores das áreas em relação à comunicação.
Mas, afinal: Quando uma equipe atua remotamente, sua comunicação é prejudicada? A resposta para essa pergunta varia de empresa para empresa. Até porque, como sabemos, com um novo modelo de atuação, é preciso investir em novas soluções. Ou seja, para empresas bem preparadas, o Home Office só tem a agregar e beneficiar.
No conteúdo que preparamos para você hoje, vamos falar sobre como realizar a correta transição entre o presencial para o híbrido, ou para o remoto. Por isso, te convidamos a ficar por aqui e conferir cada uma das nossas dicas. Caso sua equipe já esteja atuando de casa, não se preocupe, pois nossas dicas também poderão te ajudar. Vamos lá?
Gestão de equipes em Home Office: O que é essencial?
Quando falamos em Home Office, sabemos bem que estamos tocando em um assunto delicado para a maior parte das empresas. Isso acontece, por conta de crenças limitantes presentes em gestões mais tradicionais. E, embora esse modelo de trabalho apresente alguns desafios, com estratégia, alinhamento e dedicação, é possível adaptar.
Confira abaixo, ações essenciais para um Home Office de alta performance onde a comunicação é o centro:
01 – Acompanhamento
É preciso saber como sua equipe está lidando com o trabalho remoto. Quais são os desafios? Como estão superando? Quais são as inseguranças e dúvidas? Para auxiliar seu time durante toda a adaptação, é preciso trabalhar a Cultura da sua empresa. Com paciência, acolhimento e empatia, você ajuda seus colaboradores nessa adaptação.
Para isso, você pode adotar medidas como: reuniões coletivas de acompanhamento e conversas privadas, as chamadas one-ones. Enquanto isso, não esqueça de monitorar as atividades do seu time e avaliar a evolução de cada um. Mas, cuidado. Esse acompanhamento visa acolher e auxiliar sua equipe e não apontar erros e falhas.
02 – Gestão de tarefas no Home Office
Um dos desafios que mais assombram equipes e gestores que estão atuando no formato de trabalho Home Office, é a Gestão de Tarefas! Você sabe como é o cotidiano de cada um dos seus colaboradores? Como se organizam? Quais são as tarefas recorrentes e pontuais?
Muitos gestores e diretores de empresas acreditam que o trabalho remoto pode prejudicar a performance da equipe. No entanto, com uma plataforma de gestão de tarefas, é possível manter a organização dos setores. Além disso, os responsáveis por cada área tem como desafio realizar o acompanhamento saudável dessas demandas.
03 – Tecnologia
Como você deve ter percebido, cada uma das dicas trazidas hoje envolvem alguma tecnologia. Para fazer o acompanhamento do seu time e uma boa gestão de tarefas, é preciso investir em tecnologia! O Home Office é cercado por plataformas e soluções que auxiliam não só as equipes, como os gestores a atuarem com mais estratégia.
Com plataformas estratégicas é possível saber como anda o desempenho do seu time e o que fazer para aumentar a produtividade da sua equipe. Além disso, essas ferramentas podem garantir melhorias notáveis na comunicação da empresa como um todo. Em outras palavras, não é preciso estar no presencial para fazer a sua marca funcionar!
Como nós podemos te ajudar?
Se o foco é em tecnologia de ponta, então você precisa conhecer as plataformas da Baldussi Telecom! Aqui, investimentos pesados em tecnologias completas em funcionalidades pensadas para facilitar a atuação empresarial. Com elas, seja no modelo presencial ou em Home Office, seu time não perde a produtividade!
Com o PABX Virtual, você potencializa a voz do seu time através de uma solução de telefonia em nuvem diferenciada. E o melhor: com o Softphone, é possível atender e realizar chamadas empresariais diretamente em seu smartphone. Para os gestores, o benefício está em acompanhar a performance da equipe em um painel detalhado.
Já com a Baldussi Connect, você transforma o atendimento da sua empresa, garantindo organização e facilidade à sua equipe. Centralize 5 canais de atendimento em uma única plataforma e aprimore a experiência dos seus clientes. Tudo isso, com acesso ao histórico de atendimentos, criação de automações e personalização de caminhos.
Quer saber mais sobre a Baldussi e todas as nossas soluções? Clique aqui e fale conosco!
Leia também: Como está a Gestão de Comunicação da sua empresa?