Telefonia VoIP para empresas: como escolher?

A necessidade de comunicação confiável está levando empresas de todos os tipos, tamanhos e setores para o Voice-over Internet Protocol (VoIP) — uma via de comunicação conhecida pela confiabilidade, flexibilidade, escalabilidade e produtividade. Um resultado final eficiente é outra razão pela qual o VoIP está ganhando popularidade.

Com sistemas de telefonia VoIP que utilizam a Internet para fazer e receber chamadas, ele foi projetado tendo em mente as forças de trabalho em constante mudança de hoje. Isso inclui benefícios para funcionários internos, remotos ou híbridos, bem como empresas com vários locais em diferentes códigos de área e fusos horários.

Se você ainda não adotou esse modelo na sua empresa, entenda agora como escolher o ideal!

O que é um sistema de telefonia VoIP?

Um sistema de telefonia VoIP permite que você faça chamadas telefônicas de voz usando uma conexão de internet sem fio, em vez das tradicionais linhas de serviço telefônico simples. VoIP está disponível na forma de programas de hardware ou software.

Os sistemas de telefonia IP em nuvem são compatíveis com qualquer dispositivo com internet, do seu smartphone ao seu notebook. Isso os torna, sem dúvida, uma das principais soluções para fazer negócios em trânsito.

Quais os benefícios para as empresas?

Algumas das principais vantagens do uso de sistemas de telefonia VoIP são as seguintes.

Escalabilidade

Uma das principais vantagens de um sistema de telefonia VoIP é que ele é fácil de expandir junto com o seu negócio. Adicionar novos usuários não significa comprar um novo hardware sofisticado ou instalar novas linhas telefônicas.

Conectividade

Os fios de cobre usados pela telefonia tradicional tendem a apresentar problemas de conectividade, especialmente à medida que envelhecem. Contanto a qualidade da sua chamada VoIP sempre será uma alternativa mais clara quando se trata de chamadas de voz e vídeo.

Portabilidade

Os negócios não acontecem mais apenas no escritório. Acordos de trabalho em casa e negócios internacionais tornaram crucial para as empresas implementar planos de comunicação mais flexíveis. Portanto você pode entrar no discurso da empresa de qualquer lugar do mundo com a ajuda da tecnologia VoIP.

Como escolher o sistema ideal para a sua empresa?

Agora que você sabe o que é a telefonia VoIP e conhece os benefícios desse modelo para o seu negócio, entenda como escolher o sistema ideal para a sua empresa!

Avalie as características

Certifique-se de que seu provedor de serviços VoIP oferece recursos úteis, como encaminhamento de chamadas, atendimento automático, correio de voz e conferência.

Confira a escalabilidade

A maioria dos serviços de telefonia VoIP modernos são altamente escaláveis, com provedores de serviços permitindo que os usuários adicionem novos módulos e funcionalidades a um custo mínimo. É sempre melhor discutir a escalabilidade com seu provedor de serviços VoIP para garantir que sua infraestrutura de comunicação possa se expandir perfeitamente à medida que seu negócio cresce.

Veja se a plataforma permite integrações

Sem dúvida, os sistemas VoIP precisam ter a capacidade de integração com outros aplicativos de negócios. Você precisa considerar a facilidade com que o serviço VoIP funcionará com outros serviços que sua empresa usa para obter eficiência operacional. A integração de aplicativos de conferência de voz e online pode levar a uma redução considerável nos custos de teleconferência.

Com benefícios que variam de custo, qualidade de som e segurança, está claro que o serviço de telefonia VoIP é o futuro das chamadas da empresa. À medida que a tecnologia cresce para adicionar mais recursos e os provedores oferecem cada vez mais cobertura e qualidade de som, aqueles que fizerem a troca agora podem começar a colher os frutos. Independentemente das necessidades da sua empresa, há um telefone VoIP que combina com elas, com todos os recursos que você deseja. E já que estamos falando sobre soluções inteligentes para a comunicação nas empresas, continue no nosso blog e entenda o que é PABX virtual